4 PASSOS INFALÍVEIS PARA LIDAR COM UMA TRAIÇÃO

A traição causa feridas emocionais e psicológicas difíceis de serem tratadas. Porém, não é impossível. A boa notícia é que, lidar com a traição fará de você uma pessoa muito, muito melhor!

Antes de compreender especificamente como lidar com uma traição, é preciso entender que nem sempre o tema está ligado apenas ao relacionamento conjugal. A traição pode acontecer no trabalho, em uma amizade e, acredite, algumas vezes, nós mesmo estamos nos traindo.

Trair é quebrar o vínculo. Defasar a confiança. Destruir uma aliança. Essa situação desestabiliza o terreno plano do relacionamento.

PASSO 01: PARA LIDAR COM A TRAIÇÃO É NECESSÁRIO CONHECER O INTERIOR

Porque a traição te machucou tanto? Essa pergunta pode parecer boba, até mesmo sem sentido, mas é fundamental para iniciar o processo de lidar com a traição.

Abrir os olhos para seu estado emocional e examinar, minunciosamente, as causas de cada sentimento faz com que as feridas sejam, de fato, curadas, e não apenas disfarçadas.

Agir com sinceridade neste momento é imprescindível. Será que a traição me machucou tanto, porquê sou emocionalmente dependente de outra pessoa? Como cheguei a este ponto? Será que minha expectativa com relação ao outro era tão alta que acabei esquecendo de cuidar do meu interior?

Essas questões, em primeiro momento, machucam. Mas, se respondidos abertamente, são o ponto inicial da recuperação.

PASSO 02: ORGANIZE SUAS EMOÇÕES

Agora que você já abriu os olhos para o universo de emoções que há dentro de si, que tal colocar ordem nessa bagunça?

Imagine um cesto em que as roupas limpas e sujas estão misturadas, qual seria sua primeira atitude? Separá-las, correto?

Para lidar com a traição, é necessário fazer o mesmo. Separar as lembranças ruim das boas, sentimentos ruins dos bons e dar um destino para eles .

Talvez, neste momento, tudo está embolado, misturado, como se fosse uma coisa só. Mas, com calma, paciência e determinação, você verá que na sua vida, o número de “roupas limpas” é maior do que o de “roupas sujas”.

E o que fazer com as emoções sujas? Lave!

Lavar uma emoção é crescer com ela. Entenda que até com uma frustração, você pode aprender a ser mais forte, mais amável, mais empático.

PASSO 03: AONDE ESTÁ O SEU FOCO?

No processo de lidar com a traição, é muito fácil perder o foco e se afogar em mágoas. É tentador remoer o passado, criar situações constrangedoras e expressão a raiva e a dor de diversas formas.

Contudo, nossas emoções são como pequenas criaturas que cuidamos ao longo da vida. Se alimentarmos a raiva, ela crescerá. Se alimentarmos as mágoas, elas cresceram.

Por isso, lidar com a traição inclui manter o foco na solução e não no problema. Em vez de olhar para o passado, que é algo imutável, olhe para frente, o futuro, local aonde a felicidade ainda pode habitar.

Você está se curando, crescendo, aprendendo. Valorize sua evolução, sua vida, seu desejo de ser feliz, e se esforce, todos os dias, para viver os planos que criou.

PASSO 04: LIDE COM A FALTA DE AMOR, AMANDO.

Lidar com a traição inclui, obrigatoriamente, amar.

Nossa sociedade, por costume ou cultura, ensina que amar e ser amado é um ato involuntário e quase automático. Porém, se quisermos nos aprofundar no assunto, veremos que amar é uma decisão voluntária.

A questão não é “eu vou tentar amar” e sim “eu vou amar”. Eu vou me amar. Eu vou amar minha vida.

O mundo vive debaixo da lei da semeadura. É um censo comum crer que o que plantamos, certamente, colheremos.

Seguindo esta ideia, se esforce para plantar o amor. Por consequência, em algum momento, você o colherá.

*DICA BÔNUS!

Como superar uma TRAIÇÃO_ (1)

Sim, tenho uma dica bônus para te ajudar a lidar com a traição!

Nessa situação, o sentimento de culpa se torna um fantasma que vive assombrando, dia e noite. Para acabar com ele, compreenda de uma vez por todas: você não tem culpa. A culpa não é sua!

Traições acontecem por diversos motivos, sendo elas em relacionamentos conjugais, de amizade ou profissionais. Porém, em nenhum deles, o membro traído é culpado do ato. Não se martirize por isso.

Por fim, seguindo esses passos e com uma boa dose de tempo, a traição pode passar de um monstro assustador para uma situação de crescimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.